Como Funciona uma Lareira a Bioetanol?
Juntamente com a questão de saber se uma lareira bioetanol é perigosa, a questão relativa à forma como esta funciona é classificada entre as nossas perguntas mais frequentes.
A resposta é bastante simples; uma lareira bioetanol é uma lareira que cria fogo através da queima de biocombustível etanol.
Para alguns, esta resposta simples não é suficiente. Por conseguinte, criámos este guia. O objectivo é explicar e ilustrar como funcionam os diferentes tipos de lareiras de bioetanol a partir de Lareira-bioetanol.pt.
Noções Básicas de Fogos de Bioetanol
A maior diferença quando se comparam fogos de bioetanol com lareiras tradicionais ou uma lareira que funciona a gás é que os fogos de bioetanol têm biocombustível em vez da lenha ou gás. Isto também significa que uma lareira de bioetanol não precisa de chaminé, pois não emite fumo ou cinzas como uma lareira tradicional.
Além disso, as chamas de uma lareira de bioetanol são completamente limpas e requerem pouca ou nenhuma ventilação. Apenas no caso do compartimento for inferior a 20m2 poderá ser necessário abrir uma janela após algum tempo de utilização da lareira. No entanto, se o compartimento tiver o tamanho recomendado ou superior, não deverá ocorrer qualquer problema.
Leia mais sobre as dimensões recomendadas da nossa sala em comparação com o tamanho dos queimadores aqui.
Lareiras Automáticas ou Manuais?
Se as lareiras a bioetanol ainda são um produto novo para si, pode ser difícil saber se deve comprar uma lareira manual ou uma lareira automática. A pergunta que deve ter é : Qual é a diferença entre os dois?
Quando se queima combustível bioetanol, não é o líquido que se queima, mas sim o vapor de água do combustível. Por conseguinte, é preferível evitar o contacto directo entre o fogo e o líquido. Isto torna a combustão mais segura e prolonga o tempo de combustão do bioetanol.
Em queimadores manuais, este problema é normalmente resolvido enchendo o queimador com alguma lã de algodão não inflamável. A lã é frequentemente referida como fibra cerâmica. Quando o combustível do bioetanol é abastecido no queimador, será absorvido. Ao mesmo tempo, isto torna impossível desperdiçar o combustível de bioetanol no interior do queimador - o que é particularmente eficaz em lareiras de bioetanol independentes onde situações perigosas podem ser evitadas no caso da lareira de bioetanol cair.
Nos queimadores automáticos, o bioetanol é armazenado num tanque de combustão externo e só é bombeado para o queimador quando é necessário. Em alguns queimadores de topo de gama, tais como os queimadores automáticos Planikas, é utilizada uma tecnologia muito especial chamada BEVTM. Isto evapora o biocombustível de etanol antes de ser queimado.
No entanto, os fabricantes individuais têm frequentemente alguns métodos para proporcionar uma queima segura do combustível de bioetanol, pelo que este será apenas um esboço geral de como funcionam os queimadores manuais e automáticos.
Pode ler mais sobre a diferença entre lareiras manuais e automáticas de bioetanol aqui.
Combustível Bioetanol
Como mencionado anteriormente, uma biolareira queima bioetanol. Mas o que é exactamente o bioetanol combustível?
O bioetanol é um álcool, que é feito de materiais orgânicos tais como batatas, milho, e raízes. Frequentemente, é obtido a partir dos resíduos desses componentes, após a indústria alimentar ter retirado as partes que necessita.
Existem muitos tipos diferentes de combustível bioetanol, que são utilizados para uma variedade de diferentes fins. Alguns dos locais mais predominantes de combustível bioetanol encontram-se no licor doméstico e na gasolina que se usa para abastecer o carro.
O bioetanol que é utilizado nos bioincineradores é especialmente fabricado para esse fim. Assim, não poderá utilizar qualquer outro tipo de bioetanol na sua lareira biológica. Outros tipos podem arder de forma diferente e requerem uma temperatura mais elevada, e nem todas as lareiras são fabricadas para esse fim.
Vários factores podem desempenhar um papel na escolha do biocombustível etanol para a sua lareira. É por isso que criámos um guia específico para escolher o combustível de bioetanol certo para a sua lareira de bioetanol.
Calor de uma Lareira a Bioetanol
Quando a lareira de bioetanol é acesa, gerará calor que pode contribuir para o aumento da temperatura na sala. Contudo, mesmo que uma lareira a bioetanol crie calor, não desenvolve tanto como uma lareira tradicional. Na realidade, gera cerca de metade da quantidade de uma lareira tradicional. Por conseguinte, não recomendamos a utilização de uma lareira de biocombustível como fonte primária de calor, mas sim como um suplemento - e para criar uma atmosfera relaxada.
A produção de calor varia de fogo para fogo de bioetanol. Por conseguinte, adicionámos a quantidade de calor que se pode esperar do modelo específico em cada descrição do produto.
Tempo de Queima de uma Lareira a Bioetanol
A quantidade de tempo que uma lareira de bioetanol pode queimar depende do tamanho da câmara de combustão. Por exemplo, queimador com uma capacidade de 1,5 litros será capaz de queimar aproximadamente 4 horas, por enchimento.
Quando a lareira de bioetanol ficar sem combustível, a chama será automaticamente apagada. Se desejar reabastecer a sua lareira biológica e voltar a acendê-la, é MUITO IMPORTANTE que espere que o queimador arrefeça antes de reabastecer o queimador com mais liquido combustível.
Leia mais sobre como abastecer um queimador com combustível bioetanol aqui.
Se desejar apagar a sua lareira de bioetanol antes do combustível ter sido totalmente consumido, isso pode ser facilmente feito com a chapa de extinção de chama incluída.
Leia mais sobre como apagar o fogo de uma lareira a bioetanol aqui.
Se tiver alguma dúvida - grande ou pequena - sinta-se à vontade para nos contactar no chat, e-mail, telefone, Facebook ou Instagram.