Uma Lareira a Bioetanol é Perigosa?
Uma das questões mais comuns que se colocam em relação às lareiras de bioetanol é a de saber se uma biolareira é perigosa ou segura. É uma questão que faz sentido, uma vez que o ponto fulcral de uma lareira de bioetanol é o fogo.
Quer se tenha uma lareira a etanol a partir de Lareira-bioetanol.pt ou se esteja a considerar comprar uma, é importante compreender os riscos de incêndio que podem surgir quando esta se utiliza. Este artigo preocupar-se-á com os três perigos mais comuns que uma lareira de bioetanol pode causar e como evitá-los.
Líquido Colocado Fora do Queimador
Um problema comum de ter uma lareira bioetanol é o derrame de combustível fora da câmara de combustão durante o abastecimento ou reabastecimento. O combustível bioetanol pode comportar-se de forma diferente de outros líquidos quando é vertido. Além disso, pode ser complicado deitar o liqudio combusível directamente na abertura do queimador sem que ocorram derrames.
Se acender uma lareira de etanol onde o bioetanol extravase fora da câmara de combustão, pode correr o risco de ter uma chama incontrolável que não se pode apagar.
Portanto, para evitar o derrame de bioetanol fora da câmara de combustão, recomendamos a utilização de um funil ou de uma bomba de bioetanol. Veja a nossa colecção de funis e bombas aqui.
Se extravasou algum combustível de bioetanol fora da câmara de combustão, é importante limpar rapidamente e certificar-se de que não tem quaisquer resíduos de bioetanol nas suas roupas ou mãos.
Pode encontrar aqui o nosso guia para abastecer uma lareira de bioetanol.
Abastecimento de Combustível Bioetanol num Queimador Quente
Abastecer o biocombustível de etanol num queimador quente é algo que nunca se deve fazer ou experimentar. Quando se acende o bioetanol são os fumos que queimam. Portanto, se se encher bioetanol num queimador quente, a evaporação começará antes de se poder acender o queimador. Isto pode resultar num efeito de chama que pode ser extremamente perigoso.
Por conseguinte, recomendamos que se siga sempre as seguintes instruções ao encher um queimador com bioetanol:
1. Apagar a chama, puxando a tampa/chapa por cima da chama.
2. Esperar um mínimo de 10 minutos após a biolareira ter sido desligada antes de iniciar o abastecimento de biocombustível.
3. Utilizar um funil ou uma bomba de bioetanol quando o queimador precisar de ser enchido ou recarregado.
4. Verificar que nenhum combustível de bioetanol tenha extravasado fora da câmara de combustão durante o enchimento.
Se seguir estes passos simples, certifique-se de:
- Não abastecer bioetanol para uma câmara de combustão quente.
- Não abastecer bioetanol numa lareira de bioetanol acesa
Estes são alguns passos simples que deve seguir em todas as circunstâncias para minimizar a possibilidade de uma situação perigosa ocorrer durante o abastecimento/reabastecimento do bioetanol.
Abastecimento Excessivo do Queimador de Bioetanol
O terceiro perigo está também relacionado com o enchimento e reenchimento do queimador de bioetanol. A fim de evitar este perigo, é importante seguir as instruções que acompanham a queimador de bioetanol. A maioria dos queimadores são fabricadas com um indicador MAX que mostra a quantidade máxima da combustível que se pode encher no queimador.
Se a câmara de combustão não estiver equipada com um indicador MAX que mostre a quantidade máxima de bioetanol combustível que se pode encher, uma boa regra prática é não encher a câmara mais do que se pode ver a 1 cm da borda.
Se encher demasiado o queimador com bioetanol, pode correr o risco de causar uma chama incontrolável que pode ser difícil de apagar. Além disso, se encher em demasia a câmara de combustão também corre o risco de extravasar algum bioetanol fora do queimador.
Em Lareira-bioetanol.pt, muitos dos nossos fogos de bioetanol são projetados para evitar que o bioetanol transborde para a mesa ou o chão quando os queimadores são acidentalmente abastecidos em excesso. Em vez disso, o combustível escorre para um recipiente adicional colocado sob a câmara de combustão.
Além disso, cada queimador é equipado com fibras de algodão que ajudam a reter o bioetanol. Esta medida de segurança minimiza o risco de derrame de bioetanol, proporcionando uma utilização mais segura e eficiente.
Conclusão
Então, uma lareira bioetanol é perigosa? Não mais perigosa do que uma lareira normal. Desde que use o seu senso comum, siga as instruções, e manuais de utilização, não deve ter receio em instalar uma lareira a etanol na sua casa.
Cada lareira a bioetanol vendida em Lareira-bioetanol.pt é aprovada e certificada com a autorização de segurança alemã TÜV. Portanto, se comprar a sua lareira de bioetanol em Lareira-bioetanol.pt, receberá um produto seguro que foi testado e aprovado pelos regulamentos atuais.
Se quiser saber mais sobre lareiras a bioetanol, leia os nossos guiase veja os nossos vídeos!
Se tiver alguma dúvida - grande ou pequena - sinta-se à vontade para nos contactar no chat, e-mail, telefone, Facebook ou Instagram.