Como Abastecer a sua Lareira de Bioetanol com Combustível Bioetanol
Uma lareira de bioetanol queima combustível bioetanol e, portanto, requer que seja abastecida com bioetanol antes da sua utilização. O processo de abastecimento de bioetanol pode variar de biolareira para biolareira e de fabricante para fabricante. Portanto, deve sempre consultar o manual para que o reabastecimento da lareira de bioetanol seja feito correctamente.
Antes de encher de bioetanol, tem de se certificar de que é o tipo correcto de combustível destinado a ser queimado em lareiras de bioetanol. Existem muitos tipos diferentes de bioetanol e nem todos se destinam a ser utilizados. Aqui em Lareira-bioetanol.pt, recomendamos a utilização de bioetanol de alta qualidade com uma percentagem de álcool entre 95% - 97,5%, para obter a chama mais impressionante e evitar o mau durante a queima o bioetanol.
O nosso bioetanol é produzido na Alemanha e tem uma percentagem de álcool de 96,6%.
Abastecer um Queimador Manual
A maior parte das lareiras bioetanol atualmente existentes no mercado estão equipadas com um queimador manual. Isto significa que não há energia ligada à biolareira, pelo que é necessário acionar e abastecer o queimador manualmente.
Os queimadores manuais estão disponíveis em muitos tamanhos e desenhos diferentes, e são produzidos por muitos fabricantes distintos. No entanto, o processo de abastecimento do biocombustível a etanol nos queimadores é o mesmo.
O aspecto mais importante a considerar quando se enche um queimador manual é, que NUNCA se deve reabastecer um queimador aceso ou quente. O biocombustível etanol é altamente inflamável e pode inflamar se não seguir as instruções do fabricante.
O abastecimento de um queimador manual é feito ao colocar o bioetanol directamente no queimador. O fluido pode muitas vezes ser injectado directamente na abertura da chama ou através de um pequeno elemento perto desta. Recomendamos que se utilize sempre um funil ou bomba para evitar o derrame do combustível bioetanol. Se verter qualquer bioetanol fora do local indicado, deve sempre certificar-se de o remover antes de ligar a lareira.
Se quiser reabastecer um queimador manual previamente ligado, deve primeiro certificar-se de que a chama está completamente apagada e que o queimador foi deixado arrefecer durante 15-20 minutos antes de se iniciar o reabastecimento.
Reabastecer um lareira bioetanol manual da Planika Fires
Abastecer um Queimador Automático
Há muitas formas diferentes de abastecer um queimador automático com bioetanol. A maior diferença de um queimador manual para um automático é que, nos queimadores automáticos, enche-se o bioetanol num depósito de combustível externo, uma vez que há um depósito de combustível incorporado no queimador.
Normalmente o abastecimento acontece através de uma porta no queimador, que é trancada quando o queimador é ligado ou se estiver quente. Esta medida também assegura a prevenção de situações possivelmente perigosas, como por exemplo, o abastecimento de uma lareira a bioetanol ainda quente.
Recomendamos sempre a utilização de um funil ou bomba para encher o liquido combustível no queimador, para evitar derrames.
Encontre a nossa seleção de funis e bombas para encher a sua lareira a bioetanol.
Algumas lareiras e queimadores automáticos exigem que se utilizem ferramentas especiais para o enchimento. Por exemplo, em queimadores automáticos da Planika Fires, é necessário utilizar uma bomba especial, já incluida na compra, para encher o queimador com bioetanol.
Reabastecer uma lareira bioetanol automática
O Reabastecimento da Minha Lareira Bioetanol é Diferente?
Como já mencionado acima, o processo de abastecimento de bioetanol pode variar de fabricante para fabricante e de tipo de lareira. Desta forma, deve sempre consultar o manual da sua lareira a bioetanol e do queimador. Se não estiver claro no manual como o enchimento tem de ser efectuado, deverá contactar o fabricante ou o revendedor.
Se tiver alguma dúvida - grande ou pequena - sinta-se à vontade para nos contactar no chat, e-mail, telefone, Facebook ou Instagram.
Antes e Depois do Reabastecimento
Não há muito a fazer no processo depois de o bioetanol ter sido vertido na lareira.
Uma vez feito isso, a lareira está praticamente pronta a ser utilizada e, geralmente, não requer mais manutenção enquanto o fogo estiver aceso.
Ao contrário das lareiras a lenha, uma lareira a bioetanol não deve ser reabastecida com combustível adicional enquanto está queimar, uma vez que o fogo seria demasiado intenso para receber o bioetanol de forma segura. No entanto, pode ser importante entender como acender ma lareira a bioetanol, assim como como apagá-la após o uso. Estes dois apetos são relativamente fáceis de compreender e aprender, mas existem aguns pontos-chave a ter em conta, dependendo do tipo de lareira que es a utilizar. Por exemplo, há uma ligeira diferença entre operar uma lareira manual e uma automática, e tudo isso pode ser lido no nosso site.
É sempre útil manter estes guias e vídeos à mão para que tenha acesso à ajuda que necessita.