Qual a Diferença entre uma Lareira a Bioetanol Automática e Manual?
Lareira de bioetanol manual ou automática? O que significa, e qual é a diferença, quando se fala de lareiras a bioetanol? Isto refere-se ao queimador da lareira bioetanol e ao seu funcionamento.
As lareiras a bioetanol apareceram pela primeira vez em 2005. A introdução das lareiras a bioetanol tornou possível colocar uma lareira em quase todo o lado e sem qualquer ventilação, combustão, fumo, fuligem ou manutenção dispendiosa. Desde então, a tecnologia e a segurança evoluíram, e hoje temos dois tipos de lareiras de bioetanol: Queimadores de bioetanol manuais e automáticos.
Estes dois tipos têm cada um as suas vantagens e desvantagens. Assim, o tipo de queimador que seleccionar, depende dos requisitos que tiver para a sua lareira, onde será utilizado e qual o seu orçamento.
Embora existam apenas dois tipos de queimadores de bioetanol, os produtos de diferentes fabricantes podem variar e oferecer diferenças na forma como os seus queimadores funcionam. Por este motivo, as informações que encontrará neste guia serão apenas indicativas. Se desejar uma descrição mais precisa da lareira a bioetanol e dos queimadores de cada fabricante, deverá consultar a página específica do produto e ler o manual associado.
Pode encontrar aqui todos os nossos queimadores automáticos e manuais de bioetanol:
Lareiras Bioetanol com um Queimador Manual
Um queimador manual de bioetanol, é um recipiente feito de aço inoxidável, que se enche com bioetanol. O queimador tem uma abertura, que pode ser redonda ou retangular, dependendo da forma do queimador. A chama é acesa com um isqueiro e extingue-se ao abafar o fogo. O queimador manual é o mais conhecido, e portanto, é visto na maioria das lareiras a bioetanol, especialmente nas lareiras a bioetanol de parede e em lareiras a bioetanol independentes.
Para aumentar a segurança dos queimadores manuais de bioetanol, quase todos os fabricantes tiveram de encontrar um método para evitar o derrame do combustível bioetanol para fora do queimador, caso este caísse. O método mais comum é o uso de fibras cerâmicas de algodão no queimador. Este é concebido para absorver o combustível do bioetanol, e torna impossível verter o combustível de bioetanol para fora do queimador se este cair por acidente. Alguns queimadores, por exemplo de Xaralyn, utilizam uma pedra cerâmica em vez de algodão de fibra cerâmica, mas o princípio é exactamente o mesmo.
Pode ler muito mais sobre o algodão de fibra cerâmica e a sua utilização no nosso guia aqui.
Vantagens de um Queimador Manual de Bioetanol
1. Não é necessária energia ou cabos e pode ser montado em qualquer local
Os queimadores manuais de bioetanol e as lareiras podem ser instalados e colocados em qualquer local, porque não requerem ligação de energia ou outros cabos, nem precisam de chaminé ou respiradouro. O único factor a considerar é o tamanho que se pretende que o queimador tenha.
No entanto, é claro que ainda precisa de estar ciente dos riscos gerais de incêndio e das distâncias de segurança. Pode ler sobre as distâncias de segurança no nosso guia sobre o assunto.
2. Os queimadores manuais de bioetanol são baratos
As lareiras de bioetanol existem há alguns anos, e os fabricantes têm vindo a optimizarem continuamente os custos de produção. Além disso, os queimadores manuais não requerem qualquer tecnologia digital, e isto significa que os preços das lareiras bioetanol manuais são bastante baixos neste momento.
Desvantagens de uma Lareira Manual de Bioetanol
1. Operado manualmente
A desvantagem mais óbvia da lareira manual de bioetanol é a sua necessidade de controlo manual. Significa que se tem de se aproximar da chama para ajustar ou ligar e desligar o queimador. Para além disso, uma lareira manual de bioetanol não deve ser acesa por crianças.
2. Menos salvaguardas
Embora os queimadores manuais sejam perfeitamente seguros quando se seguem as instruções e se usa o senso comum, as lareiras automáticas de bioetanol têm sensores de segurança adicionais que os manuais não têm. Estes sensores não estão disponíveis quando se utiliza um queimador manual.
Lareira Bioetanol com Queimador Automático
Os queimadores automáticos de bioetanol requerem, tal como os queimadores manuais, combustível de bioetanol para funcionar. No entanto, esta é a única semelhança real entre eles.
Os queimadores de bioetanol com queimadores automáticos são muito mais técnicos. Dependendo do modelo e do fabricante seleccionado, pode controlá-los com um controlo remoto, através de um painel de controlo, uma aplicação, um sistema doméstico ou Wi-Fi.
Para os queimadores automáticos, o bioetanol é abastecido num depósito de combustível externo. A partir daí, é bombeado para dentro do queimador para incineração quando é ligado. Com queimadores manuais, basta deitar o combustível bioetanol directamente na abertura do queimador.
O queimador automático é frequentemente visto em lareiras bioetanol embutidas, frequentemente utilizado para novas construções, renovações maiores ou design interior.
Vantagens de um Queimador Automático
1. Fácil de controlar a chama
É mais fácil extinguir e iniciar um queimador automático. Tudo o que tem de fazer, é clicar no controlo remoto, no painel de controlo no queimador ou através de uma aplicação. Alguns fogos automáticos de bioetanol também permitem ajustar o tamanho da chama e controlar a quantidade de calor irradiado.
2. Sensores de segurança
Um bónus extra com um queimador automático, é o número de sensores de segurança, que não são possíveis de obter num queimador manual. Isto pode incluir sensores que monitorizam os níveis de CO2, tremores, sobreaquecimento, entre outros. Assim, a lareira será desligada automaticamente, caso os sensores detectem algum perigo.
3. Economia de combustível
Os queimadores automáticos têm uma melhor economia de combustível de bioetanol, uma vez que o combustível só é bombeado para o queimador, quando este é necessário. Isto significa que nenhum combustível bioetanol será desperdiçado quando a lareira está a ser ligada e desligada. Além disso, também não evaporará por si só se o bioetanol não queimado for deixado na lareira.
Desvantagens de um queimador automático
1. Preço mais elevado
Uma das maiores desvantagens de um queimador automático de bioetanol é o preço. Um queimador automático de bioetanol custa muito mais do que o seu equivalente manual. A razão para isto é que a tecnologia utilizada nos modelos automáticos é ainda relativamente nova e mais avançada. Isto implica um maior investimento em desenvolvimento e mão-de-obra para a sua produção, bem como materiais mais dispendiosos para a sua fabricação.
2. Requer potência
Para que todos os componentes electrónicos do queimador funcionem, é necessário ter uma ligação eléctrica próxima da instalação da lareira a etanol, o que torna a sua instalação menos flexível.
No entanto, alguns queimadores automáticos estão equipados com uma bateria e, consequentemente, necessitam de ser recarregados.
Se quiser saber mais sobre lareiras a bioetanol, leia os nossos guiase veja os nossos vídeos!
Se tiver alguma dúvida - grande ou pequena - sinta-se à vontade para nos contactar no chat, e-mail, telefone, Facebook ou Instagram.