Guia para salamandra a lenha
Aqui estão algumas dicas para uma salamandra a lenha. Continue a ler para saber tudo sobre as salamandras e as opções que tem. Se está a considerar investir numa salamandra a lenha para casa, há vários fatores que deve ter em conta antes de comprar. Entre outras coisas, seja prudente na montagem da salamandra e considere o calor radiante. Obtenha uma indicação do tamanho da salamandra que deve procurar e leia mais sobre a salamandra e o ambiente. Se não está familiarizado com o seguinte, continue a ler.
O objetivo deste artigo é apresentar ao consumidor as considerações mais importantes que devem ser feitas antes de comprar uma lareira ou salamandra.

Propósito - calor ou aconchego
O primeiro pensamento que deve surgir é - porquê? Porque é que quer uma lareira ou uma salamandra? É para proporcionar calor extra em casa na sala de estar, é para poupar dinheiro nas contas de eletricidade, gás ou gasóleo, ou é apenas o fascínio aconchegante das chamas que o inspira?
Seja qual for o propósito, existem diferentes tipos de lareiras e salamandras que podem satisfazer a maioria das necessidades. A economia de uma instalação de lareira é, naturalmente, também um fator a considerar, pois pode ser um aspeto significativo na compra.
Tipos de calor numa salamandra a lenha
O tipo de salamandra é crucial para a forma como o aquecimento ocorre em casa. Neste contexto, é relevante estar ciente da diferença entre calor por convecção e calor radiante. Estes conceitos em lareiras causam ambos um aquecimento significativo. No entanto, a diferença reside na forma como as salamandras distribuem o calor. Isto leva à construção da salamandra, que é, portanto, crucial para o princípio de aquecimento.
O calor radiante caracteriza-se por fornecer calor à área em redor da lareira. Assim, não distribui o calor por toda a divisão. Essas salamandras são tipicamente produzidas numa única camada, o que faz com que a lareira aqueça no exterior. O calor radiante é tipicamente utilizado em salamandras mais antigas.
O calor por convecção é, ao contrário do calor radiante, um aquecimento por distribuição, pois o calor é espalhado por toda a divisão. Mais ou menos todas as salamandras atuais são produzidas de acordo com o princípio do calor por convecção. Estas lareiras e salamandras estão equipadas com uma cavidade que faz circular o ar quente e frio. Isto move as massas de ar, distribuindo assim o calor pela divisão.
Escolha o tamanho certo
Uma salamandra a lenha pode limitar os seus sonhos de decoração, pois tais instalações de lareira requerem uma chaminé. Portanto, deve primeiro considerar onde em casa deseja que seja montada e depois se é possível fazê-lo ou não.
A salamandra tem uma saída no topo ou atrás para a chaminé? O pavimento atual aguenta o peso da salamandra? Qual é a distância até materiais combustíveis?
A sua localização determina se a salamandra deve ser autónoma ou embutida na parede. No que diz respeito aos riscos de incêndio, faz-se sempre referência à legislação nacional aplicável nesta área. Por exemplo, há uma grande diferença entre uma localização em frente a uma parede de tijolo e uma parede de madeira. Por isso, é muito importante considerar estes aspetos antes da compra.
Composição da salamandra a lenha e da chaminé
A localização da salamandra não é o único fator a considerar. É sempre crucial considerar também a chaminé. A chaminé está de certa forma próxima da força motriz da lareira e pode, assim, ser considerada como o motor. Garante que entra ar suficiente na fornalha para a combustão adequada. A montagem de uma chaminé demasiado baixa pode causar uma má combustão e aumentar a poluição. Se for difícil acender a sua salamandra ou se entrar fumo na divisão, pode ter algo a ver com a chaminé ou a sua instalação. Há muitos fatores a considerar quando se trata de uma chaminé.
A altura da chaminé no exterior - acima do telhado e o seu design - assegura que o fumo produzido, que é emitido por uma combustão ótima, saia da sua casa. Além disso, o fumo deve ser direcionado para subir no ar de modo a não incomodar o vizinho. Tanto a altura como a localização das casas circundantes devem ser consideradas, pois uma habitação numa colina ou uma casa vizinha alta impõe maiores exigências à altura da chaminé.
Os regulamentos de construção não impõem, por si só, requisitos específicos quanto à altura da chaminé. A altura é um requisito funcional para a chaminé, de modo a que tenha espaço suficiente para a tiragem. Isto ajudará a espalhar o fumo de forma suficiente. O município pode exigir, no caso de a chaminé não ser suficientemente alta, que seja elevada. Além disso, o sistema de extração das salamandras - ou seja, o sistema de tubos e a chaminé - deve ser descarregado de modo a que os gases de combustão sejam descarregados verticalmente. Veja mais nos Regulamentos de Construção.
Antes de montar a chaminé, pode ser uma boa ideia consultar o seu limpa-chaminés local, uma vez que é essa a pessoa que deve aprovar a instalação posteriormente. No entanto, existem alguns princípios básicos que devem ser observados ao instalar uma chaminé.
A chaminé deve sobressair pelo menos um metro acima das arestas superiores das janelas, portas e entradas de ventilação. Isto aplica-se até um raio de 15 metros.
Em casas com inclinações de telhado até 20 graus, inclusive, a chaminé deve abrir pelo menos 40 cm acima da cumeeira. Alternativamente, a chaminé deve ser posicionada a pelo menos um metro da superfície do telhado onde está localizada.
Para telhados com uma inclinação superior a 20 graus, a chaminé deve estar pelo menos 40 centímetros acima da cumeeira ou a uma distância horizontal da superfície do telhado de pelo menos 2,3 metros.

Design e decoração
Este passo é frequentemente o ponto de interesse no processo da lareira. A decoração e os pensamentos sobre as chamas incrivelmente belas que criam um aconchego familiar e uma atmosfera de lareira em ambientes seguros podem ser muito emocionantes. A decoração é a própria salamandra a lenha e o seu design é tipicamente baseado no gosto do consumidor. Escolha a salamandra que melhor assenta no chão quando as recomendações acima são bem consideradas. Portanto, deixamos o processo de design inteiramente ao critério do consumidor.