Instalação de lareira a gás
Ao contrário de uma lareira a bioetanol, uma lareira a gás não deve ser instalada por particulares ou outras pessoas não autorizadas. Uma lareira a gás deve, portanto, ser instalada por um canalizador que esteja certificado para instalar gás e que, por conseguinte, possua um certificado de gás. O instalador deve, assim, realizar a instalação efetiva da lareira, do seu extrator e do fornecimento ligado à lareira. Isto aplica-se independentemente de se tratar de gás natural ou de cidade proveniente da casa ou de gás engarrafado.
Installation of a certified HVAC
Uma lareira a gás tem uma conduta que deve ser puxada para o ar livre. Haverá um tubo duplo, do qual o tubo exterior é usado para puxar ar fresco - ou seja, oxigénio - para a combustão na lareira, enquanto o tubo interior é usado para se livrar do gás queimado. Esta circulação é chamada de ventilação equilibrada.
Existem vários métodos para instalar a conduta:
- Pode ser puxada verticalmente e sair através de um telhado.
- Pode ser puxada verticalmente e sair através de uma fachada.
- Pode ser puxada verticalmente para dentro de uma chaminé já existente.
- Pode ser possível instalar outros extratores - nesse caso, o fabricante terá de aprovar tal instalação.
O tamanho de um extrator será tipicamente Ø: 100/150 ou Ø130 / 200 dependendo da lareira a gás em questão. Além do extrator da lareira, deve ser feita uma vareta de medição, na qual é possível fazer um teste de fumos. Deve ser fixada de várias formas diferentes. Isto depende do que seria a forma mais favorável de aceder ao dispositivo.
Numa lareira existente, a vareta de medição é frequentemente vista instalada num elemento de limpeza, enquanto que numa nova instalação é frequentemente colocada sob o teto atrás de uma grelha. Por exemplo, pode estar na frente ou num dos lados do filtro.
Após a instalação do extrator equilibrado
Após instalar a sua lareira a gás no local desejado, esta deve ser "envolvida" em materiais resistentes ao fogo. Por exemplo, pode ser usado betão celular, skamotec ou tijolo. Em caso de dúvida, consulte o seu canalizador. Além disso, não deve ser instalado isolamento à volta da lareira. Adicionalmente, deve ser mantida uma distância de segurança de pelo menos meio metro de material combustível.
O design deve garantir que a tecnologia na lareira a gás seja acessível. Isto inclui a torneira de gás, a vareta de medição e outra tecnologia extra que a lareira deva ter. Existem diferenças de lareira para lareira e onde e como a técnica é instalada.
Verificação de Segurança
Uma verificação de segurança - uma chamada verificação funcional - deve ser realizada após a instalação de uma lareira a gás. Isto é feito para garantir que a lareira a gás cumpre os regulamentos aplicáveis, que estão disponíveis nos regulamentos de gás da sua Autoridade de Segurança local.
Se for utilizado gás natural ou gás de cidade para a lareira, isto deve ser comunicado ao fornecedor do mesmo. Este registo é feito pelo canalizador que está a instalar a sua lareira a gás. Subsequentemente, o fornecedor de gás deve garantir que a instalação é realizada corretamente.
Gás e o seu armazenamento
Oferecemos lareiras a gás tanto para gás natural como para gás engarrafado. Portanto, antes de qualquer compra, deve estar ciente do tipo de gás que pode instalar. A ligação de gás em casa requer um instalador certificado.
Ao ligar lareiras a gás através de gás engarrafado, tenha em atenção que o seu armazenamento também está sujeito a legislação especial. Em Portugal, um máximo de 11 kg de botijas deve ser armazenado no interior. Além disso, a botija de gás não deve ser armazenada no subsolo, pois o gás é mais pesado que o ar. Consequentemente, não pode ficar no chão. Além disso, deve haver pelo menos uma porta e uma janela para o exterior na sala de armazenamento.
Considerações para uma lareira a gás
- Não instale uma lareira a gás por si próprio. A instalação deve ser realizada por um instalador de gás autorizado e posteriormente aprovada.
- A chaminé (extrator) para uma lareira a gás é composta por duas peças. Isto deve-se à extração equilibrada, onde um tubo envia ar fresco enquanto outro envia os fumos para fora. Assim, o ambiente interior não é afetado por uma lareira a gás e, portanto, não há requisitos para a tiragem da chaminé ou o tamanho da divisão onde a lareira é instalada.
- Não há necessidade de uma chaminé alta equivalente à instalação de um fogão comum. Contacte o seu revendedor para obter informações sobre a altura.
- Muitas lareiras a gás podem ser instaladas numa chaminé existente comum.
- Esteja ciente se o seu chão pode suportar o peso de uma lareira a gás e do seu extrator associado.
- No caso das lareiras a gás, não há necessidade de uma placa de chão à frente da lareira.
- Todas as funções técnicas só podem ser alteradas por uma pessoa autorizada.
Peça-nos aconselhamento
Oferecemos aconselhamento gratuito sobre o seu projeto. Contacte-nos para saber mais sobre as suas opções - há muitas alternativas a descobrir com uma lareira a gás.
Se tiver algum desenho ou imagem, sinta-se à vontade para nos enviar um email: